COMO ALCANÇAR ENTÃO ESTE ESTÁGIO E ALCANÇAR A LUZ?

17/04/2014 10:50

Só existe um meio: CONSCIENTIZAÇÃO

Conscientização ou estar “consciente” é ser capaz de desvencilhar-se dos dogmas, dos medos, dos preconceitos, do julgamento, dos sentimentos negativos polarizados de ódio; inveja; ciúmes, mentira, rivalidade entre nossos irmãos, etc... Crenças no progresso material ilimitado obtido por intermédio do crescimento econômico e tecnológico; crença na visão da vida em sociedade como uma luta competitiva e existencial; crença em uma sociedade na qual a mulher é, por toda a parte, classificada em posição inferior à do homem.

Mais além: o patriarcado, o imperialismo, o capitalismo e o racismo são exemplos de dominação exploradora e antiecológica.

Ser consciente é ser capaz de “perceber” a Vida como Una, como um Todo, e não como partes, onde o Todo é maior que todas as partes em conjunto! Requer uma visão Holística, uma visão Perceptiva, enfim, uma mudança de Paradigma. Só para refletir, imaginemos se hoje ainda estivéssemos presos ao preconceito relatado no Antigo Testamento quanto à questão da mulher menstruada considerada “impura”...

"Convertei-vos, porque o Reino do Céu está próximo!"

(Mateus 4, 17)

Parece um termo importante que Jesus ilustra repetidas vezes em palavras e atos: "Convertei-vos", em grego metanoéite, isto é, fazei uma metanóia, uma mudança radical do pensar (mente) e do sentir (coração). É preciso deixar para trás as sombras e entrar no reino da justiça, do amor e da verdade, que se está a inaugurar, tarefa que não é obtida de um dia para o outro. Isto também está associado à Retrospecção (retrospicire) que significa: Ver de Novo.  Outra palavra interpretada como conceito religioso ou moralista é peccare, que em realidade significa errar o alvo; quando os arqueiros erravam o alvo, isto é, eles deviam fazer uma retrospecção para mirar e novamente tentar acertar o alvo.

Somos comparados e confrontados com nossos irmãos a todo o momento para uma corrida louca e desmedida de competividade, de mais, mais, mais e sempre mais!  A maioria da humanidade está condicionada a valorizar muito mais o TER do que importância do SER, fazendo que esqueçamos nossa natureza Divina e a Divindade existente dentro de nós...

Distanciamo-nos de nossa Essência –

Alguns cientistas atuais já têm mentalidade fora do padrão mecanicista mencionado no início deste tema, e estão fazendo suas investigações sob o ponto de vista Sistêmico. As novas descobertas com relação ao DNA e o genoma humano deram uma nova ideia e um novo horizonte para a evolução humana. Alguns desses conceitos holísticos dizem o seguinte: com as condições e alimento, a célula se dividiu uma e outra vez milhões de vezes, sempre levando consigo seu conhecimento e seu conjunto de informações únicos. Atualmente, essa célula está composta por milhões de células que trabalham em harmonia umas com as outras, em uma demonstração de conhecimento e inteligência que nunca perde seus intrincados poderes de organização. Hoje em dia essa célula são vocês.

O Psicólogo Maslow descobriu que as pessoas auto realizadas, são as mais saudáveis, mais felizes e mais sábias do que a maioria das pessoas. Maslow observou que essas pessoas quando enfrentam problemas externos sempre buscavam as soluções dentro de si mesmas! Essas pessoas são menos de 1% da população do planeta!

Dentro de um átomo, existe um enorme “vazio” entre os elétrons e seu núcleo. Observe o “vazio” que existe entre o planeta Terra e o Sol... Nossos corpos e nossos cérebros também possuem esse enorme vazio... Cada átomo tem sua inteligência invisível. 

Todos nós queremos e esperamos uma “receita de bolo” ou um “remedinho” que cure instantaneamente nossos males físicos, emocionais e mentais... Alguns esperam uma “varinha de condão ou de fada” que transforme as vicissitudes em Felicidade... Estamos esperando um mestre que nos dê as coisas “de mão beijada?” Enganam-se a si próprios os que assim pensam! Há que se fazer um trabalho Interno, de re-ligio, de caminhada e este é um passo que nem sempre estamos dispostos a percorrer e enfrentar. Só como exemplo, o “gênio” Leonardo da Vinci “visualizou” e desenvolveu a engenharia de diversas máquinas, é um dos maiores artistas da pintura. Sabem qual a diferença entre Da Vinci e nós?

Nenhuma, apenas que Da Vinci percorreu essa Viagem Interior, e trouxe todo esse Conhecimento, que estava “adormecido” internamente como Inconsciente, ao nível do Consciente! Não criou e não inventou realmente nada de novo, porque em essência, toda essa Sabedoria está presente em todos os seres humanos, em todo Universo, não sendo privilégio de ninguém, de nenhum sistema religioso, filosófico, político, econômico ou científico.

É um trabalho de busca e de conquista. A tarefa é nossa; as ferramentas estão como que dispostas num quarto não muito iluminado... Precisamos acender a Luz e ter acesso a essas ferramentas; além disso, aprender a utilizá-las de modo correto, o que demanda certo aprendizado e treino.                

MAS AFINAL, O QUE É UM SALTO QUÂNTICO NA CONSCIÊNCIA.

Um exemplo prático, porém simples:

1-) Vou por uma rua, caio num buraco... Não consigo sair; preciso de ajuda; (atribuo a culpa ao prefeito ou entidade que fez o buraco, ao sistema social, à corrupção – atribuição ao evento externo).

2-) Vou por uma rua, caio novamente num buraco; (lamento o “erro” consigo sair sozinho, acho que é Karma, mau olhado ou magia negra! atribuição ao evento externo).

3-) Vou por uma rua, “percebo” o buraco e desvio-me dele! (colocamos a “atenção” a observação e raciocinamos – evento externo interpretado pela consciência interna)

4-) Vou por uma rua, e passo pelo outro lado da rua!(interpretação intuição/consciência natural interna)

5-) Escolho ir por uma rua diferente (caminho)! (decisão e desenvolvimento do livre arbítrio – consciência elevada pela interpretação interna)

“A evolução é um plano divino a longo prazo; um homem-joio pode tornar-se em homem-trigo pela espiritual Alquimia da transmutação do mal em bem, que já sabemos ser uma lei divina: o Amor é a lei de coalizão universal — e se o Espírito em nós habita como nos afirmam as Escrituras, seremos perfeitos como o nosso Pai celestial é perfeito.

O homem-joio, ao ser queimado pelo fogo da consciência, que é o que mais queima, no cadinho da provação, acabará por revelar o ouro que na escória se esconde a escória que ele transitoriamente é.”.


Crie um site gratuito Webnode